Biografia

Conheça André Esteves

André Esteves é um gestor bem-sucedido que veio de origem humilde. E que depois de construir uma sólida carreira executiva tomou a corajosa decisão de retribuir à sociedade tudo aquilo que conquistou. Trocou a estabilidade tinha nas grandes corporações por dois efetivos meios de promover mudanças na vida da população: o terceiro setor e a política.

Esta gana de não aceitar como definitiva situações que limitam o potencial humano está no André desde jovem. Segundo filho de uma família de quatro irmãos, nasceu na Casa de Saúde e Maternidade Casa da Mãe Pobre, no bairro do Rocha. Até os 11 anos morou em Ramos, subúrbio da Leopoldina, e estudou na Escola Municipal Edmundo Lins. Aos 12 anos mudou-se com a família para a casa de uma tia, no Centro do Rio de Janeiro. Quando aos 15 anos, batalhou para ser aprovado em um programa de bolsas de estudos em uma das mais tradicionais instituições de ensino do Rio de Janeiro, o Colégio da MABE – Moderna Associação Brasileira de Ensino.

Sempre atento às oportunidades, quando soube que o jornal O Globo promoveria um processo em escolas de 2º grau para descobrir potenciais talentos futuros para sua área comercial, ele se inscreveu, passou em todas as etapas e venceu a seleção. E aos 16 anos, deu início a uma notória carreira neste jornal onde permaneceu por mais de 20 anos. Começando como vendedor de assinaturas e chegando a gerente-geral. Uma experiência ímpar em que ele fez da responsabilidade de liderar centenas de profissionais a sua grande escola de gestão, visão estratégica, empatia, diálogo e resiliência para superar os desafios econômicos e corporativos que uma megacorporação exige.

Este grande conhecimento prático foi consolidado com uma formação acadêmica exemplar. Além da formação em Direito, seu currículo inclui a realização de cursos de especialização na ESPM, FGV, SDE, IBMEC e MBA Executivo no Coppead/UFRJ.

Quando foi convidado a fazer parte da equipe de reestruturação do jornal do Brasil mostrou que acomodação não fazia parte do seu modo vida. E aceitou o desafio que proporcionaria a oportunidade de conhecer um outro lado do mercado editorial e agregar novos cenários a sua carreira. Ele esteve à frente deste projeto por quatro anos, inicialmente como diretor comercial de classificados e, posteriormente, como diretor-geral do departamento comercial da empresa.

Após este período que coroou a sua trajetória profissional, estava na hora dele se dedicar ao ramo de consultoria para compartilhar com o maior número de instituições a sua metodologia de gestão e também com profissionais que precisavam de um coach para reencontrar seus caminhos pessoais e corporativos. E em um movimento natural, André Esteves também passou a atuar como professor de graduação, pós-graduação e em cursos de extensão, ministrando aulas na área da Administração. Como palestrante é constantemente convidado por instituições de diversos setores para falar sobre como o diálogo, o foco e a determinação pessoal impactam nos resultados das melhores organizações. Católico, André tem a consciência de que é importante promover a crença do amor ao próximo e, por isso, ele se dedica a compartilhar este princípio como um dos coordenadores da pastoral da comunicação da Arquidiocese da cidade do Rio de Janeiro.

Mas foi então que aos 43 anos, embutido de uma insatisfação com o cenário político-econômico e com o desejo maior de promover mudanças efetivas na sociedade, André Esteves decidiu corajosamente se preparar para representar o povo na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. E em 2009, se filiou ao Partido Verde com a égide da sustentabilidade urbana. Já em 2010 em sua primeira eleição para deputado estadual, recebeu mais de quatro mil votos. Resultado expressivo para um candidato de opinião sem apoio de grupos econômicos ou políticos detentores de poder. Em 2014, sua votação dobrou. A lógica da matemática eleitoral, mais a experiência adquirida como chefe de gabinete do então deputado federal Alfredo Sirkis e o reconhecimento público de várias classes socioeconômicas e culturais do estado configuram um cenário ideal para que o André seja um pré-candidato de grandes chances em 2018.

 

Enquanto este propósito de assumir um mandato parlamentar não acontece, André exercita sua capacidade de realização de projetos de alto impacto socioambientais como secretário-executivo do Instituto OndAzul, uma das mais tradicionais organizações não governamentais brasileiras, dedicada à defesa do meio ambiente, à promoção do desenvolvimento sustentável, educação ambiental e bem-estar social. Organização que fora no passado representada por personalidades como Gilberto Gil e Alfredo Sirkis e que hoje tem em André Esteves uma liderança que contribui na formulação e execução de projetos de recuperação ambiental, na organização do debate sobre a sustentabilidade nos grandes centros urbanos e nas políticas de mudanças climáticas com atuação na articulação de vários setores da sociedade brasileira e internacional.

Por esses e muitos outros requisitos que quem conhece pessoalmente este homem simples, transparente e bem humorado, tem em André Esteves um nome de confiança a ser considerado como uma ótima opção nas próximas eleições.

“Precisamos resgatar a esperança na política, não podemos mais associar política à corrupção. Mais do que isso, de políticos que coloquem os interesses coletivos acima dos pessoais. Que possam começar por prestar conta de suas ações e pontuar suas realizações públicas com uma conduta ética baseada na moral e nos bons costumes”.

André Esteves